quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CRISE NA SAUDE DO CEARA



O fechamento de um hospital em Juazeiro, compromete o trabalho do primeiro Hospital Regional do Estado

No Dia do Médico, comemorado ontem, o principal assunto debatido na Assembleia Legislativa foi a situação da saúde pública no Estado. A deputada Mirian Sobreira (PSB) alertou sobre a lotação no Hospital Regional do Cariri (HRC) devido ao fechamento do hospital Santo Inácio, de Juazeiro do Norte.

De acordo com a deputada foi por decisão do prefeito do Município que o hospital fechou as portas. Tal decisão refletiu diretamente no atendimento do recém-inaugurado Hospital do Cariri que já se encontra saturado, conforme relatou Mirian.

O Hospital Regional do Cariri construido para atender o Cariri e a Região Centro-Sul, o que compreende 44 municípios, agora, de acordo com a parlamentar está sobrecarregado só com os pacientes de Juazeiro do Norte. Para Mirian, o fechamento daquele hospital compromete também o atendimento dos hospitais na Capital do Estado.

A deputada citou matéria do Diário do Nordeste publicada ontem, que mostra a superlotação no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), onde, destaca, 52% dos atendimentos do são de pacientes do Interior. Conforme a parlamentar o fechamento do Santo Inácio significa a falta de disponibilidade de 150 leitos, de operações de transplante de córnea e rins, além de equipamentos de alta tecnologia.
Reverter
A deputada pediu que a Assembleia forme uma comissão de parlamentares para conversar com os secretários de saúde do Estado e de Juazeiro do Norte, para reverter essa decisão em fechar o Hospital Santo Inácio.

Além do problema, agora, com a sobrecarga nos atendimentos, o Hospital do Cariri enfrenta outra celeuma, a falta de profissionais de medicina. A informação é do deputado Fernando Hugo (PSDB). Conforme o tucano, o novo hospital não funciona, na sua integridade, por falta de profissionais suficiente.

Fernando Hugo disse que já havia alertado para esse problema quando do anúncio do Governo de que iria fazer hospitais regionais e outros equipamentos de saúde. Ele também disse que havia alertado para a falta de verba para a manutenção dessas novas unidades.

Na última sexta-feira, dia 14, o líder do PT-PSB na Assembleia, deputado Welington Landim (PSB), afirmou que o Executivo estadual não tem como arcar com a manutenção dos hospitais regionais, das policlínicas e centros odontológicos, que, segundo afirma, terão um custo anual de R$ 900 milhões.

"O Hospital do Cariri não funciona na sua integridade porque não tem profissionais. Tem estrutura de ser aplaudida pelo primeiro mundo, mas faltou planejamento porque os recursos federais são curtos", disse.

O líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT), confirma que o Estado depende de verba federal para manter os novos equipamentos, por isso o governador, destaca, vem se mostrando favorável à criação de um novo imposto para a área, no caso a Contribuição Social para a Saúde (CSS).Apesar dessa dependência do Estado, ele acredita que nenhum dos equipamentos deixará de funcionar por falta de verba. Para ele o Ceará faz sua parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário