quinta-feira, 28 de julho de 2011

Práticas antissindicais ameaçam democracia


Trabalhadores Fique Esperto

As práticas antissindicais, tema de audiência pública conjunta entre a Comissão de Trabalho e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na terça-feira (07), são ameaça à democracia. Os sindicalistas destacaram que a Constituição de 1988 garante a liberdade de organização e atuação sindical, mas que ela não é cumprida. A luta de classes, entre capital e trabalho, se revelou nas discussões que reuniu centrais sindicais, entidades patronais e o Ministério Público do Trabalho.



A audiência foi presidida pelo dirigente da CTB e deputado Assis Melo, que solicitou o debate. O parlamentar reforçou que a prática de ações antissindicais afronta o direito da organização sindical e que, embora condenável, vem sendo reiteradamente praticada por diversas empresas. E citou como exemplos as discriminações a trabalhadores sindicalizados, pressões para desindicalização, demissão de participantes de ações sindicais e restrições a reuniões.
No desfecho da audiência, Assis se posicionou sobre o tema, ao destacar que é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e que conhece bem as práticas antissindicais para retirar a legitimidade e autonomia das entidades de classe.

“Esse debate está só no início. Não podemos conviver com essa intervenção nas relações entre capital e trabalho. Se os trabalhadores não têm direito à reivindicação, então mandem fechar os sindicatos. Em 2007, por exemplo, o nosso sindicato recebeu um interdito proibitório antecipado. Não pode o Estado que tirar o nosso direito, não só constitucional, mas o de poder também reivindicar”, reforçou o deputado.

Fonte: Portal CTB

DESABAFO DO SINDICAM-CE( CHEGA DE ABUSOS)

Nós o SINDICAM-CE estamos sendo vitima de praticas antissindicais por parte da   patronal, temos empresas que estão demitindo em massa colaboradores sindicalizado para enfraquecer a base, hoje dia 28 de julho de 2011 recebemos denuncia que homologação estava sendo realizado dentro do sindicato dos patrões o SETCARCE por pessoas que não representam a classe, com  objetivo de frauda os direitos dos trabalhadores,estivemos no local e presenciamos a pessoa do Sr. Raimundo Nonato Ferreira ( Cobrador da CTC ) usando carimbo e assinando documento de rescisão invalidando os mesmos.

De imediato comunicamos a delegacia de defraudações onde foi aberto o B.O de numero 304-2434/2011, por apropriação indevida e fraudulentas da razão sócia do SINDICAM-CE em anuência pelo SETCARCE que foi notificado no B.O.

Temos empresas que não estão descontando os valores das mensalidades prevista na convenção, prejudicando diretamente os trabalhadores(a) que necessita de atendimento médicos e jurídicos, visando assim atrapalhar o trabalho do sindicato, para conhecimento de todos segue as empresas que estão com praticas antissindicais.

CERAMA/ RAPIDÃO COMETA/POLO NORTE/RODOVIARIO RAMOS.
Agradecemos a confiança  dos trabalhadores no SINDICAM-CE, venha nós visitar, estamos na Rua 25 de Março 553- sala 102 - altos - Centro. Fone 3021 - 3162/ 3021 3326/ 3181 0209.



Nenhum comentário:

Postar um comentário