segunda-feira, 18 de julho de 2011

ACIDENTES COM ÔNIBUS NAS BRS DO CEARÁ


No fim de semana ocorreram três acidentes com ônibus, provocando 14 óbitos em Barbalha, Tianguá e na Capital
Seis horas após um desastre com um ônibus que matou seis pessoas na cidade de Barbalha, na Região do Cariri, outro acidente envolvendo coletivo deixou o saldo trágico de sete pessoas mortas no Município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba (a 335Km de Fortaleza).

O segundo acidente aconteceu por volta de uma hora de ontem no quilômetro 300 da BR-222, quando o ônibus de placa AEA-4208 acabou capotando. O veículo seguia de Teresina (PI) com destino a esta Capital. A Polícia levantou a hipótese de um defeito mecânico ter causado o sinistro. O motorista do coletivo, identificado como Wilson Lídio da Costa, 53, afirmou que ocorreu uma pane no sistema de freio.

O ônibus pertence à Cooperativa Transportadora do Piauí (Cootranspi). No veículo, que apresentava péssimo estado de conservação, estavam 45 pessoas. Elas iriam passar o domingo em uma praia em Fortaleza.

Conforme testemunhas, o motorista percebeu que o veículo estava sem freios e gritou para que os passageiros se segurassem. Mas, não conseguiu evitar que o coletivo capotasse em frente ao Hotel Cascata.
Mortes
Entre as sete pessoas que morreram no desastre estão duas mulheres (uma delas, grávida) e uma criança. Até a noite passada, a s autoridades não tinham ainda divulgado o nome dos sete mortos. "As famílias das vítimas estão sendo esperadas para poder confirmar os nomes", informou a policial rodoviária federal Marta, que estava de plantão, na noite passada, na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

No entanto, a Polícia Rodoviária Federal identificou alguns dos passageiros que sobreviveram ao desastre. São elas, Zenilde Campelo Silva Torres, Luana Letícia Campelo Torres, Camila Torres dos Santos, Kennedy Ferreira dos Santos, Severina Torres dos Santos, Paulo Sergio Abreu, Maria Julia dos Santos Dias, Raimunda da Conceição Filho, Paulo Ferreira Gomes, Maria das Graças Silva Santos, Erisnete dos Santos Silva, Milton Lídio da Silva, Daniel Carvalho de Sousa e Hamilton Alexandre dos Santos.

Entre os feridos graves está a passageira identificada como Taís de Cássia da Silva, 16, que sofreu politraumatismo.

Na noite de sábado, um acidente com um ônibus na cidade de Barbalha (a 503Km de Fortaleza) matou seis pessoas. O desastre aconteceu na principal avenida daquela cidade, quando um caminhão que transportava uma carga de tinta automotiva se desgovernou na Ladeira do Caldas e foi de encontro à traseira de um ônibus.
Desastres
No coletivo estavam 30 pessoas que iriam a uma missa. Com o impacto, o ônibus foi ´empurrado´ em direção à calçada e destruiu a fachada de uma residência e de uma padaria. Seis pessoas morreram, entre elas, os dois ocupantes do caminhão e duas pessoas que estavam na residência atingida, além de dois passageiros do coletivo.

Também no sábado, um acidente com um ônibus que procedia de Natal (RN), no quilômetro 14 da BR-116, em Messejana, nesta Capital, resultou na morte de um dos motoristas do coletivo da Viação Nordeste.

A investigação de um assassinato que aconteceu em setembro de 2010 resultou na prisão de dois homens acusados de participação no crime. A dupla foi capturada no Município de Caucaia, mesma cidade onde ocorreu o delito.

O mesmo trabalho da Polícia levou ao esclarecimento de outros dois homicídios, todos relacionados entre si. "Com a prisão dos dois principais envolvidos, teremos como obter mais detalhes dos outros crimes e entender como e por que aconteceram", explicou o delegado Márcio Rodrigo Gutierrez, titular da 2ª Delegacia de Homicídios do Ceará.

O primeiro homicídio investigado teve como vítima Raimundo Leandro Rodrigues Ferreira, executado, a tiro, no interior da ´Pousada Veneza´, na Praia da Tabuba, em Caucaia, no dia 22 de setembro do ano passado. Leandro tinha promovido uma festa para amigos na pousada e, por volta das 21 horas, dois homens invadiram o local e efetuaram mais de 20 disparos de pistola calibre 380. Vários tiros acertaram o rapaz, que morreu no local do atentado.

Durante a investigação, foram identificados como autores do assassinato, Cícero Laurentino Araújo, o ´Ciço Pirambu´; e Cristiano de Oliveira Carneiro, o ´Nego Coquinho´. De acordo com o que foi descoberto pela Delegacia de Homicídios, os mesmos haviam sido autores, em janeiro do ano passado, da morte do irmão de Raimundo Leandro, Abimael.

"Na ocasião, Leandro presenciou o crime. A partir daí, passou a se sentir ameaçado. Em abril do mesmo ano, tentaram matá-lo. Ele foi atingido por tiros nas costas, mas e sobreviveu. No mesmo dia executaram Israel, amigo de Leandro", contou o delegado.
Temporárias
Expedidos pela Justiça os mandados de prisão temporária de Cícero e Cristiano, a equipe da DHPP, sob o comando do delegado Márcio Gutierrez desencadeou uma operação para capturar os acusados. Cícero foi o primeiro a ser preso. Na manhã seguinte, os policiais capturaram Cristiano.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário