segunda-feira, 9 de julho de 2012

90,2% das ações contra multas são indeferidas



Em Fortaleza, cerca de 3% dos condutores multados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) apresentam defesas de autuação ou recursos ao órgão. Em 2011, por exemplo, 520.001 pessoas foram notificadas. Deste total, 14.158 recorreram das autuações, mas apenas 1.389 (9,8%) conseguiram o cancelamento da multa. Ou seja, 12.769 delas não obtiveram êxito, o que representa 90,2% do total.

As justificativas são das mais variadas. Desde condutores que dizem ter avançado o sinal vermelho ao perceberem que seriam assaltados, a pessoas que, supostamente, estavam coçando o ouvido e foram notificadas por uso de celular enquanto dirigiam. Ou, ainda, casos em que o motorista alega que ultrapassou a velocidade permitida por estar conduzindo alguém ao hospital.

O problema é que, na maioria das vezes, os recursos ligados a esses tipos de infrações são indeferidos. Como os próprios órgãos de trânsito afirmam, são casos subjetivos, difíceis de ser analisados, pois nem sempre é possível o motorista ou motociclista apresentar provas. Fica a palavra do condutor contra a do agente, e a deste sempre tende a prevalecer.

Notificação - A ilustradora Mayara Beserra, 23, afirma que foi prejudicada por falha de um agente de trânsito. Segundo explica, foi notificada pela AMC por dirigir sem cinto de segurança na Avenida Oliveira Paiva. "Era noite, os vidros do meu carro, que são fumês, estavam fechados, e eu estava usando cinto", reclama.

Na esperança de não receber a multa, Mayara entrou com recurso, mas a AMC indeferiu o pedido. Recorreu, então, à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) da Prefeitura de Fortaleza, localizada no próprio prédio da Autarquia, mas a defesa também não foi acatada.

"Ou seja, o agente sempre está certo. E, mesmo que eu estivesse errada, por que não pararam o meu veículo e pediram para eu colocar o cinto? Onde está o trabalho educativo?", pergunta.

Já a publicitária Manuela do Vale, 35, teve seu pedido deferido. Avançou dois semáforos vermelhos, o primeiro no cruzamento das avenidas Padre Antônio Tomás com a Avenida Senador Virgílio Távora, e o segundo na interseção da Virgílio Távora com a Avenida Dom Luís.

"Eu estava passando mal e fui para a emergência de um hospital. Era por volta das 6h da manhã, e não tinha trânsito. Eu também nem atentei aos sinais. Mas, quando a notificação chegou, apresentei as guias de atendimento médico à AMC. Não fui multada", relembra.

Conforme Arcelino Lima, chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, a maior parte das defesas acatadas estão relacionadas a equívocos dos agentes no momento do preenchimento do Auto de Infração de Trânsito (AIT). "Às vezes, eles anotam a placa ou a cor do veículo de forma errada. São erros formais. Por isso, as multas são canceladas".

Por outro lado, justifica os poucos deferimentos dizendo que, na maioria das vezes, as defesas não são convincentes. "O agente, pela sua função, goza de fé pública. Os condutores querem se aproveitar de um direito e se beneficiar com isso, mas, pelo que a gente percebe, são infratores costumais. Na verdade, há muito mais gente cometendo infrações do que sendo multada", declara Arcelino Lima.

Condutores - O professor e técnico de Engenharia de Tráfego, Zoé Neto, alerta que os condutores precisam observar bem o AIT, pois, de acordo com ele, os erros de preenchimento são recorrentes, fazendo com que as pessoas acabem pagando multas de forma indevida.

Além dos erros de preenchimento do AIT, informa que também existem outras questões a serem analisadas. "A gente precisa considerar a fé pública dos agentes, mas, infelizmente, existem muitas falhas e, às vezes, é proposital. Na verdade, a arrecadação está acima da abordagem educativa", destacou o professor Zoé Neto.

Fique por dentro - Como o usuário deve agir para fazer sua defesa.

Ao ser notificado, o usuário poderá fazer a defesa quando achar que há alguma falha técnica, como ausência ou deficiência da sinalização, erro no preenchimento do AIT ou qualquer inconsistência de dados. A defesa deverá ser interposta junto à Central de Atendimento da AMC.

Caso aplicada a penalidade, o condutor poderá entrar com recurso, em primeira instância, na Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) da Prefeitura, até a data do vencimento da multa ou outra estipulada na notificação da penalidade (advertência por escrito), cujo prazo não poderá ser inferior a 30 dias.

Não tendo sido acatada a defesa junto à Jari, o interessado poderá recorrer, em segunda instância, no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), mediante o pagamento da multa, que será ressarcida caso o recurso seja considerado procedente.


Fonte:Diário do Nordeste - CE 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Formação de novos motoristas poderá ser feita pela internet


 
O curso de formação de condutores que, atualmente tem duração de 45 horas/aula e exige 100% de presença do candidato que deseja obter a primeira CNH (Carteira de Habilitação Nacional), poderá ter as aulas de direção defensiva, conceitos básicos de legislação e proteção ao meio ambiente aplicadas na modalidade não presencial e via internet.

O projeto de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e tem o objetivo de facilitar o acesso à habilitação e reduzir o custo do processo, que hoje pode passar dos R$ 1 mil em algumas autoescolas do país.

“As tecnologias utilizadas nos cursos não presenciais já permitem garantir, com adequado nível de confiança, a participação efetiva dos alunos nas atividades propostas, bem como a realização de avaliações para mensurar os conhecimentos absorvidos”, disse o relator da proposta, deputado Francisco Floriano (PR-RJ).

Segundo o presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores de Guarulhos, na grande São Paulo, Emerson Cavadas, para o curso ter uma validade real e manter a qualidade, é necessário manter alguns itens ainda na modalidade presencial, mas dar a opção da aula online facilita o acesso ao curso. “Reciclagem e renovação da CNH já são realizados na forma online e tem bons resultados, mas para funcionar tem que haver avaliações corretas para poder atestar o conhecimento do futuro condutor”, acrescentou Cavadas.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte:Portal Transporta Brasil

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MAIS UMA RODADA SEM EXITO DIA 05 DE JULHO


Na primeira rodada de negociação foi apresentado na mesa a seguinte proposta, 30% no reajuste, R$ 15,00 no vale refeição e diária de R$ 65,00 e a cesta para R$ 80,00 reais por parte do sindicam-ce. 


A patronal já veio com 4,5% e a segunda de 5,5% solicitando ao sindicam–ce novas pedidas, voltamos com a proposta de 25%. 


Moral da historia, tiramos 5% do reajuste solicitado, enquanto eles ofereceram apenas 1%. Fica agendada para o dia 05 de Julho de 2012 a próxima reunião, as 14h00min. 


Hoje dia 05 de Julho de 2012 foi oferecido pela patronal 6% de reajuste, não podemos aceitar tal proposta, estamos consciente de um bom percentual e trabalharemos para que isso se torne uma realidade para categoria. 


CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS OS TRABALHADORES DA AREA DE TRANSPORTES DE CARGAS DO ESTADO DO CEARÁ. ESTÁ NA HORA DE ORGANIZAR PARA MUDAR. FIQUE ATENTO A NOSSAS VISITAS NAS EMPRESAS.




Fonte: Sindicam-ce


quarta-feira, 4 de julho de 2012

RODADAS DE NEGOCIAÇÃO CONVENÇÃO 2012/2013

 
Na primeira rodada de negociação foi apresentado na mesa a seguinte proposta, 30% no reajuste, R$ 15,00 no vale refeição e diária de R$ 65,00 e a cesta para R$ 80,00 reais por parte do sindicam-ce.
A patronal já veio com 4,5% e a segunda de 5,5% solicitando ao sindicam–ce novas pedidas, voltamos com a proposta de 25%.
Moral da historia, tiramos 5% do reajuste solicitado, enquanto eles ofereceram apenas 1%. Fica agendada para o dia 05 de Julho de 2012 a próxima reunião, as 14h00min.

CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS OS TRABALHADORES DA AREA DE TRANSPORTES DE CARGAS DO ESTADO DO CEARÁ. ESTÁ NA HORA DE ORGANIZAR PARA MUDAR. FIQUE ATENTO A NOSSAS VISITAS NAS EMPRESAS.

Fonte: Sindicam-ce

Polícia estoura barracão com três carretas roubadas


Um barracão com três carretas roubadas foi estourado, no final da madrugada de hoje (03), na Rua João Kubis, Colônia Antônio Prado, em Almirante Tamandaré, num trabalho conjunto entre a Polícia Militar e investigadores da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC).
As carretas, carregadas com bobinas de aço, foram roubadas entre segunda-feira e quinta-feira passada. Segundo a polícia, o barracão era sublocado. O dono já foi identificado e será intimado a prestar depoimento. Ninguém havia sido preso até o final da manhã.
Policiais militares chegaram até o barracão de cerca de mil metros quadrados através do rastreador de um dos caminhões, com placas EJV-9225 de Leme (SP) e roubado na madrugada de hoje, em Campina Grande do Sul.
Segundo a polícia, dois homens armados renderam o caminhoneiro, que estava parado num posto de combustíveis na BR-116. Ele e uma mulher, que havia acabado de conhecer, foram feitos reféns e levados até um matagal, onde um terceiro comparsa se juntou à dupla.
As vítimas foram amarradas e tiveram um revólver apontado para a cabeça. Depois que os marginais desapareceram com o veículo, um carro retornou ao matagal para resgatar o comparsa.
O caminhoneiro e a mulher relataram à polícia que tiveram de caminhar por cinco quilômetros até conseguir ajuda. A PM recebeu o alerta da empresa de segurança sobre o roubo do caminhão e, através do rastreador, chegou até o barracão, onde havia outras duas carretas roubadas na BR-376 e apenas uma delas com o cavalo.
Uma delas, com placas IIW-5298 de São Marcos (RS) foi tomada de assalto no dia 28. A outra, com placas IOM-8132 de Caxias do Sul (RS), foi roubada no dia seguinte.
Uma delas foi tomada em assalto em São Marcos, Rio Grande do Sul, no último dia 28 na BR-376, em Tijucas do Sul. A outra carreta é de Caxias do Sul, também do Rio Grande do Sul, roubada dia 29 também na BR- 376.
Fonte:ParanáOnline



terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto reduz Imposto de Renda do transportador autônomo de cargas





Percentual base para o calculo passa a ser 20% do rendimento bruto, equiparando-se ao aplicado na contribuição previdenciária


 A Câmara dos Deputados iniciou a análise do Projeto de Lei 3072/11, que estipula em 20% o percentual para a base de cálculo do imposto de renda pessoa física sobre o rendimento bruto do transportador autônomo de cargas.


Esse percentual é o mesmo aplicado na legislação previdenciária, e a ideia do projeto  deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) é estabelecer o equilíbrio entre as contribuições.
O deputado explica que a legislação previdenciária define como salário de contribuição do transportador autônomo de cargas o valor correspondente a 20% do rendimento bruto.
Porém, para apuração da base de cálculo do Imposto de Renda, as normas tributárias estabelecem como parâmetro o montante de 40%, aplicado sobre as mesmas receitas. Ou seja, a quantia considerada rendimento, para efeito do imposto, é equivalente ao dobro da considerada no cálculo da contribuição previdenciária.
Aguinaldo Ribeiro argumenta que não há razões para essa diferenciação. “Na tributação do trabalho assalariado, é comum que a base de cálculo do imposto seja menor do que a da contribuição, mas isso ocorre porque o valor da contribuição previdenciária não integra os rendimentos para apuração do imposto de renda.”
O deputado menciona estudos que demonstram que os valores médios do mercado de frete, deduzidos das despesas operacionais e da depreciação dos investimentos, ficam abaixo, até mesmo, dos montantes apurados para a incidência da contribuição previdenciária. “Assim, esta proposta apenas minimiza a tributação excessiva aplicada pela administração tributária a esses trabalhadores”, diz o parlamentar.
Fonte: Cntt


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estatuto do Motorista,foi tema de debate com participação da Nova Central e CNTTT

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, realizou nesta terça-feira (26/06), debate sobre a situação dos motoristas profissionais e a violência no trânsito. Foram abordados itens como a lei que regulamenta a profissão de motorista (Lei 12.619/2012), recentemente sancionada pela presidente Dilma Rousseff. 
A Lei 12.619/2012 teve origem na proposta (PCL 319/2009) do ex-deputado Tarcísio Zimmermann, que entre outras questões trata dos direitos concedidos aos motoristas, especialmente de caminhão, com jornada de 12 horas com 36 horas de descanso, tempo de direção com controle feito pelo diário de bordo e meios eletrônicos a serem instalados no veículo, seguro obrigatório custeado pelo empregador que irá cobrir os riscos de acidentes, acesso gratuito a programa de qualificação em parceria com o poder público, além do atendimento e reabilitação pelo Sistema Único de Saúde para as doenças resultantes da atividade. 
Foram convidados 16 expositores e dirigentes sindicais, entre eles, o Vice-Presidente da Nova Central e também Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Omar José Gomes, o Secretário da NCST e membro de trabalho da CNTTT, José Alves de Couto Filho (Toré), o Presidente da Nova Central de São Paulo, Luiz Gonçalves, e o Diretor para Assuntos Trabalhistas, Segurança e Saúde no Trabalho da Nova  Central e também Coordenador do Grupo de Trabalho da CNTTT, Luis Antônio Festino. “Parebenizo o Congresso Nacional por tudo que foi feito pela categoria, com a regulamentação da profissão de motorista, e a unificação das discussões já realizadas, e que, infelizmente, o poder público, ainda não acompanha.
Lembro ainda, que iremos continuar realizando novos debates e expondo nossas preocupações com discussões mais amplas, sempre em prol do trabalhador “, declara. 
A Audiência foi solicitada pelo Senador Paulo Paim, presidente da CDH, que na ocasião lembrou sobre a aprovação do Estatuto do Motorista, que só ocorrerá efetivamente, se houver um entendimento entre todos os seguimentos.
Após o debate, Paulo Paim sugeriu a realização de uma “Reunião de Câmara Setorial”, que atenda a demanda colocada por todos na presente Audiência Pública, e com isso, ser capaz de avançar em busca de possíveis modificações junto ao Estatuto do Motorista.
Fonte: www.cnttt.org.br (NCST) reportagem de 29/06/2012.