quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trafego Gera Debate na Camará Municipal


Sindicato da categoria promete entrar com ação contra a Lei, caso o projeto seja aprovado em definitivo na Câmara

Os vereadores de Fortaleza enalteceram, durante sessão, ontem, a aprovação em 1ª discussão do projeto de lei complementar que restringe a movimentação de veículos automotores pesados nas vias da Capital. No entanto, a votação em 2ª discussão da proposta não foi realizada, pois os trabalhos da Casa tiveram que ser cancelados devido o falecimento da viúva do ex-prefeito Juraci Magalhães, Zenaide Magalhães.

Fora da Casa, o projeto também ganhou repercussão. Criticando a sugestão de restringir o tráfego de caminhões, o Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará (Sindicam/CE) prometeu acionar o Ministério Público caso a proposta seja aprovada.
Já o coordenador do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran) do Ministério Público Estadual, Gilvan Melo, diz que ainda não avaliou o projeto, mas que "a princípio agrada". Porém, avalia que é preciso definir claramente quais as avenidas e ruas de maior circulação por onde o trânsito de caminhões sofrerá redução.

Na Câmara Municipal, Salmito Filho (PT) destacou o seu projeto na tribuna e alguns vereadores reclamaram da demora para aprovar o projeto do petista, em tramitação desde de 2009, assim como propostas de outros autores.

A vereadora Magaly Marques (PMDB), apesar de reconhecer a importância da matéria, criticou o arquivamento de projeto de sua autoria, tratando da proibição de veículos de cargas e descargas na cidade.

O vereador Idalmir Feitosa (PSDB) criticou a demora de dois anos para aprovação do texto. "Esta matéria esteve correndo há mais de dois anos nesta Casa e é uma mensagem que só faz o bem para esta cidade. Infelizmente padeceu deste atraso de dois anos", disse.

Proibição


Para Jaime Cavalcante (PP), uma sobre limitação de tráfego de determinados veículos deveria ser uma ação administrativa "Há sete anos não há abertura de uma via em Fortaleza. Isso demonstra a inoperância da assessoria do Poder Executivo".

O projeto proposto por Salmito disciplina a condução dos veículos automotores de carga pesada, que estarão proibidos de transitar na Capital cearense, de segunda-feira à sexta-feira das 6 horas às 21 horas, com exceção para veículos de serviços de urgência, cobertura jornalística, com estacionamento próprio, serviços essenciais, correios, que poderão circular de forma integral.

Salmito diz ser a problemática da mobilidade urbana estritamente ligada à questão da densidade demográfica. Conforme ele, é preciso manter um centro de distribuição dos veículos pesados na Região Metropolitana de Fortaleza e evitar que caminhões transitem na Capital. Leia mais em Negócios

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário