terça-feira, 12 de junho de 2012

Rodovias:Mortes crescem 38% no feriado


Brasília. A quantidade de pessoas mortas em acidentes nas rodovias federais cresceu 38% no feriado prolongado de Corpus Christi em comparação ao mesmo feriado no ano passado.

Apesar do crescimento das mortes, o número de acidentes caiu 7%, caindo de 2.819 para 2.623 neste ano e o de feridos teve queda de 13% FOTO: LUCAS DE MENEZES


Segundo balanço divulgado ontem pela Polícia Rodoviária Federal, foram 160 mortes entre a última quarta-feira e domingo - contra 116 no feriado de 2011.

Os estados com o maior número de mortes foram Paraná, onde ocorreram 18 pessoas morreram, seguido por Bahia e Minas Gerais, com 17.

Apesar do crescimento das mortes, o número de acidentes caiu 7% (foram 2.623 neste ano contra 2.819 no ano passado) e o de feridos teve queda de 13% (1.397 este ano contra 1.614).

Segundo a PRF, que fiscaliza uma malha de cerca de 70 mil km de rodovias, o motivo para o aumento do número de mortes será investigado.

"Com a inserção dos acidentes no banco de dados e a validação dos boletins, a PRF irá identificar os principais fatores contribuintes para o acontecimento de acidentes fatais nesse feriado prolongado - mesmo que já se saiba que o tempo chuvoso e o deslocamento para localidades de interior, onde é maior a malha rodoviária de pista simples, aumenta o risco de acidentes graves", afirmou. Durante a operação "Corpus Christi", a Polícia fiscalizou 91.554 veículos, dos quais 26.419 foram multados.

No feriado, 9.472 motoristas fizeram o teste do bafômetro, sendo que 4,3% (407) foram reprovados. Entre eles, 133 passaram do limite de 6 decigramas de álcool por litro de sangue e foram presos em flagrante por crime de trânsito.

São Paulo

O número de acidentes nas estradas de São Paulo teve uma redução de 3,15% no feriado prolongado, ao passar de 1.302, no ano passado, para 1.261, este ano. Segundo balanço da Polícia Rodoviária estadual, o número de vítimas com ferimentos leves e graves também diminuiu, de 723 para 574, uma queda de 20%. Já o número de mortes aumentou 45,7%, subindo de 35 para 51.

Bafômetro


9,4 mil motoristas fizeram o teste do bafômetro durante o período do feriado, sendo que 4,3% (407) foram reprovados. Entre eles, 133 passaram do limite legal.

 Fonte: Diario do Norte


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Festa dos Caminhoneiros começa no dia 10 de junho em Itabaiana, SE





Programação musical conta com mais de 10 atrações.
Grupo 'Cantores de Deus' vai encerrar a festa no dia 13 de junho.


A tradicional ‘Festa dos Caminhoneiros’ será realizada entre os dias 10 e 13 de junho em Itabaiana, município localizado a 56 Km de Aracaju .

Uma carreata mirim com a Fórmula Truk Kids vai abrir a programação no domingo (10), a concentração está prevista para começar às 8h, na saída do Calçadão Airton Teles.

Entre as atrações vão agitar a programação musical estão as bandas Calcinha Preta e Alma Gêmea, as duplas Paulinha Abelha e Marlus e João Neto e Cesinha, além dos cantores Leonardo e Andreia Reis.

Confira a programação completa

10/06
8h - Carreata mirim - Fórmula Truk Kids (concentração e saída no calçadão)
8h30 - Futebol do caminhoneiro
9h - Campanha dos caminhoneiros "combate a explorarão sexual infantil"
15h - Abertura das atividades de estandes (Praça de Eventos)
15h - Concurso rainha dos caminhoneiros 2012
16h - Fórmula Truk Kids (caminhoneiros e filhos)
16h30 - Caravana Ecológica
18h - Casamento ‘Sonho de caminhoneiro’
18h30 - Apresentação da Caravana Ecológica.
19h - Palestra SMTT/PRF (Segurança no trânsito)
22h – shows na Praça de Eventos
-Cheiro Nordestino
-Calcinha Preta
-Fera Bandida

11/06
15h - Abertura das atividades de estandes
16h - Fórmula Truk Kids
16h30 - Apresentação da Caravana Ecológica
18h - Esquenta (show de caminhões)
21h - Resultado e coroação da rainha dos caminhoneiros 2012
22h – shows
-João Neto e Cesinha
-Aviões do Forró
-Andréia Reis

12/06
5h - Alvorada Festiva Truk
7h - Benção dos caminhoneiros
8h - Café da manhã dos caminhoneiros
11h - Churrasco dos caminhoneiros (Associação Atlética de Itabaiana)
18h – Procissão dos caminhoneiros (Santo Antonio)
22h - shows
-Alma Gêmea
-Leonardo
-Paulinha Abelha e Marlus
-Marazul

13/06
17h30 – Cantores de Deus (Praça Fausto Cardoso)

Fonte: G1

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Em dez anos, número de mortes cresceu quase 195% (motoqueiros).


O número de mortes de motociclistas no Ceará passou de 258, em 2002, para 761 em 2011. Levantamento do DETRAN-CE também aponta que os motociclistas foram os que mais morreram nas vias do Estado no ano passado.

Tudo aconteceu tão de repente”. Foi assim que Maria Geciane Xavier, 27, começou a desfiar o luto. A imprudência ceifou a vida do marido, Marcos Paulo dos Santos, 23, num sábado de outubro em 2010. “Ele pilotava a moto sem capacete. Morreu na hora”. O veículo era de um amigo. Marcos estava indo acertar o consórcio para comprar a própria moto. Tentava a vida em Fortaleza, enquanto a mulher e o filho o esperavam em Barreira, a 75,5 quilômetros da Capital. “Uma caçamba (caminhão) bateu nele. Não teve jeito”.

Entre 2002 e 2011, 4.106 pessoas morreram em acidentes de moto no Ceará, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Em dez anos, o crescimento foi de 194,9%.

Em 2002, das 1.289 mortes, 258 vítimas fatais estavam de moto. No ano passado, das 2.091 pessoas que morreram, 761 pilotavam motocicleta. O número, em 2011, corresponde a 36,39% dos acidentes fatais no trânsito. Isso quer dizer que, no ano passado, foram os motociclistas que mais morreram nas vias do Ceará. A estatística também foi a maior já registrada aqui desde 2002. Entre as vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2011, a maioria foi homens, dos 30 a 59 anos.

Para órgãos de trânsito, o aumento da frota associado à imprudência contribuiu para o crescimento dos números. Em 2004, por exemplo, eram 282.826 motocicletas. O número correspondia a 31,7% da frota. Em 2011, subiu para 837.413, correspondendo a 43,1% do total de veículos. “Quanto mais carros, maior o conflito para conseguir um espaço na rua”, avaliou o chefe do núcleo de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima.

A professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, Gislene Macêdo, que pesquisa Mobilidade Humana, frisou que a moto surgiu como uma “boa” alternativa à mobilidade das vias. “Além do acesso à compra ser facilitado, a moto é mais ágil, mais veloz, mais econômica... Quem enfrenta o trânsito cotidiano tem mais fluidez no tráfego”.
Com o aumento da frota, segundo ela, o espaço reduz e quem está nas vias faz de tudo para ocupar o seu território. É nesse momento que atitudes de desrespeito às leis de trânsito se tornam comuns. “Costurar” entre os carros e não respeitar o limite de velocidade, por exemplo, colocam a vida de quem pilota em risco.
Segundo Arcelino Lima, pilotar entre os carros está entre as infrações mais cometidas por motociclistas, junto com a falta de uso do capacete. O POVO tentou ter acesso aos números, mas a assessoria de imprensa da AMC informou, por meio de nota, que o presidente Fernando Bezerra não estava permitindo que estatísticas sobre multas fossem repassadas.
Sem capacete

No ano passado, pilotar sem capacete foi a infração mais registrada pelo Detran - 23.040 motociclistas foram autuados. O cirurgião vascular Lineu Jucá, do Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital referência em trauma, alertou que a maioria dos motociclistas morre por causa de traumatismo cranianoencefálico. A falta de capacete contribui para isso, na hora da queda. “É uma prática que facilmente pode levar à morte”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Não usar o capacete, ultrapassar o limite de velocidade, pilotar “costurando” os carros. Além do crescimento da frota, atitudes de desrespeito às leis de trânsito têm contribuído para o aumento no número de óbitos por acidentes de moto.
Saiba mais
O POVO pediu os dados parciais de mortes em 2012. O Detran-CE, no entanto, informou que ainda não tinha dados de nenhum dos meses deste ano porque as estatísticas vêm de vários órgãos e ainda não começaram a ser compiladas.Pelo artigo 170 do CTB, dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos é infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.Pelo artigo 244, conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção também é infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.

Fonte: O Povo

74% DAS PARADAS DE ÔNIBUS SEM ABRIGOS


Prefeitura de Fortaleza promete colocar, até o fim deste mês, 50 novos equipamentos na Av. Bezerra de Menezes

"Em Fortaleza, o respeito a você começa muito antes do ônibus chegar". A publicidade da Prefeitura de Fortaleza está localizada nas paradas do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e refere-se à gratuidade da passagem para deficientes físicos. Paradoxalmente, a frase se contrapõe ao fato de que 3.446 dos 4.692 pontos de ônibus da cidade não têm abrigo, o que equivale a 74%. Os dados são da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Com apenas 1.246 das paradas cobertas para usuários do transporte público, os transtornos chegam adiantados, pois, antes de enfrentar as vans e os ônibus lotados, os passageiros têm de ficar sob o sol da Capital.


Para se proteger, muitos apelam para o guarda-chuva, ficam em estabelecimentos comerciais até o coletivo passar ou tentam dar um jeitinho, colocando cadernos, pastas ou agendas sobre a cabeça, como o funcionário público Dyego Terceiro, 26, que sofre de hiperidose (excesso de transpiração).

"Para mim, o sofrimento é ainda maior. Em média, eu pego quatro ônibus por dia e passo cerca de uma hora no sol, pois todas as paradas são descobertas. Por isso, as pessoas estão abandonando o transporte público, porque as condições estão cada vez mais piores", declara o funcionário público.

A vendedora Isabela Barroso, 32, diferentemente de Dyego Terceiro, não suporta ficar exposta ao sol por tanto tempo, e sempre procura um lugar para se proteger. "Mas, às vezes, não dá tempo de eu pegar o coletivo, porque ele passa muito rápido. É um descaso ter tantas paradas sem cobertura. E na Copa do Mundo?", questiona Isabela, enquanto espera o ônibus sob a sombra de uma farmácia da Bezerra de Menezes.

É nesta avenida onde, segundo informações da Etufor, a Prefeitura começará a implantar os novos abrigos, já que a via terá corredores exclusivos para ônibus. A previsão é de que, neste mês, 50 equipamentos sejam implantados na extensão que vai do terminal do Antônio Bezerra ao Centro.

Em Fortaleza, os abrigos não são padronizados. Existem os de concreto, que oferecem perigo em caso de desabamento, e os de metal, mas os bancos costumam esquentar bastante. Por isso, a Etufor desenvolveu um modelo diferente para tentar resolver o impasse. "Queremos colocar em toda a cidade, mas, muitos lugares de Fortaleza não têm largura e comprimento suficientes para implantar os abrigos", afirma Ferreira Silva, chefe de planejamento do órgão.

Estrutura

Por enquanto, os equipamentos padrão só existem no Campus do Pici. De acordo com a Etufor, a estrutura tem bancos individuais, e a cobertura foi projetada para garantir conforto térmico a quem espera pelos coletivos. Muitos não concordam, como é o caso da universitária Ariane Rocha, 24. "O assento é pequeno, desconfortável. E, com o sol, fica quente igual às outras paradas", destaca.



Fonte: Diário do Nordeste


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ministro quer acelerar obras em rodovias





 A cúpula do Ministério dos Transportes foi mobilizada pelo ministro Paulo Passos para tentar acelerar a licitação das obras para as rodovias federais. Ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, Paulo Passos foi cobrado de forma incisiva pela presidente Dilma Rousseff, que conta com o aumento de contratações na área de infraestrutura para dar novo estímulo às metas de crescimento previstas pelo governo neste ano.

A reação foi imediata. Segundo Passos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá licitar 24 mil km de obras de recuperação de estradas até o fim do ano. Esses contratos terão prazo de dois anos. Para outros 10 mil km, serão celebrados contratos mais complexos, com cinco anos de execução de obras.

O Dnit, que administra 54,5 mil km de estradas federais, tenta destravar nada menos que 30 mil km de projetos de engenharia contratados em 2008, mas que até hoje não saíram do papel devido a erros cometidos pelas empresas projetistas que venceram as licitações à época. A situação desses contratos, revelada pelo Valor na segunda-feira, foi confirmada pelo ministro.

"Na verdade, o que se observou é que os 30 mil km de rodovias que o Dnit tinha contratado em 2008, a rigor, nunca ficavam prontos. Muitas empresas que começaram a desenvolver esses projetos não entregaram, outros vieram com erros e parte não pôde ser aproveitada, porque o Tribunal de Contas da União encontrou falhas", disse Passos.

O Dnit está refazendo os projetos e começou a multar as projetistas por descumprimento de contrato. Dos 30 mil km que seriam alvo da segunda etapa do programa Crema - que prevê contratações de cinco anos -, apenas 10 mil km devem ser executados até dezembro, disse o ministro. Até o fim de 2011, a meta do Dnit era desembolsar neste ano R$ 16 bilhões em obras atreladas ao programa. Hoje, disse ao Valor Jorge Fraxe, diretor-geral do Dnit, o desembolso no ano deve ficar em torno de R$ 10 bilhões.

Passos confirmou que há uma série de licitações em andamento e outras por vir, além das obras de recuperação. A licitação de cinco lotes da duplicação da BR-381/MG é estimada em aproximadamente R$ 3 bilhões. O projeto final de engenharia dessa obra será entregue até 30 de junho. Na região Sul do país, há mais R$ 3 bilhões para entrar em fase de licitações, com intervenções em Santa Catarina (BRs 280, 101 e 470) e no Rio Grande do Sul, na BR-116.

A maior preocupação do governo, neste momento, é garantir a execução orçamentária do Ministério dos Transportes que, depois do setor de energia, acumula o maior conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme apontou o Valor ontem, a pasta conta com um orçamento de R$ 17,7 bilhões para este ano, mas só executou R$ 40,5 milhões até abril.

No ano passado, a dotação orçamentária chegou a R$ 17,3 bilhões, dos quais R$ 13,7 bilhões foram executados. Desse montante, no entanto, mais de R$ 6,8 bilhões estavam atrelado a restos a pagar do ano anterior. Passos não quis fazer previsões sobre a execução de 2012, mas disse que o ministério fará o possível para garantir desempenho parecido ao de 2011.

O ministro disse ainda que o decreto que oficializa a criação da estatal Etav já está pronto e sairá até a próxima semana. A Etav, que vai administrar o projeto do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas, será presidida por Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O ministro afirmou que a primeira licitação do trem-bala deve ocorrer neste ano.

Outra dor de cabeça para o governo é o Ministério das Cidades, dono da área mais problemática das obras atreladas à Copa do Mundo de 2014: os projetos de mobilidade urbana. A maior parte dos empreendimentos, como já apontou o TCU, tem atrasos crônicos. Alguns, como o monotrilho de Brasília, já deixou a matriz de responsabilidade da Copa, porque não vai ficar pronto. Até o mês passado, sete das 12 cidades-sede da Copa ainda não tinham iniciado suas obras de mobilidade.


Fonte:Valor Econômico

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pagamento de multas não é obrigatório para licenciamento e liberação de veículos




Condicionar a liberação de um veículo apenas ao pagamento de multas existentes é ato ilegal. Com esse entendimento, o Juiz de Direito Márcio Aparecido Guedes concedeu liminar favorável a uma condutora que reside em Cuiabá-MT.

S.I.D. teve seu veículo apreendido e ao procurar o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) foi informada que a liberação do automóvel e o licenciamento só seriam possíveis mediante a quitação de todas infrações de trânsito pendentes.

Em face da ilegalidade praticada pelo Detran, a senhora foi em busca dos direitos e procurou a Defensoria Pública de Mato Grosso para romper o ato ilegítimo. O defensor público Cláudio Aparecido Souto impetrou, então, um mandado de segurança contra o diretor do órgão de trânsito para que o veículo e o licenciamento do mesmo fossem liberados independentemente do pagamento das multas.

“É ilegal a vinculação do licenciamento de veículo ao pagamento de multas, isto porque a autarquia dispõe de mecanismos próprios, que não o da coação, para receber o que efetivamente lhe é devido” garante o defensor público.

Embora o Código de Trânsito Brasileiro disponha que o licenciamento de veículo somente pode ser emitido após a quitação de todos os débitos existentes relacionados ao automóvel, o magistrado responsável pelo caso entende que este dispositivo legal se revela inconstitucional.

“A coerção dos administrados para cumprir determinadas exigências legais, seja direta ou indiretamente, implica em restrições a direitos individuais e, por essa razão, deve ser repelida”, destaca o magistrado em trecho da decisão.

“Impedida de transitar com esse veículo, a senhora perde o direito a livre circulação inerentes ao direito de propriedade”, pondera o defensor público Cláudio Souto.

Diante das provas, o Douto Juízo concedeu medida liminar a fim de que seja permitido à motorista obter a liberação e o licenciamento do veículo. A decisão garante que estes procedimentos sejam feitos sem a necessidade do recolhimento das multas pendentes, desde que regular a documentação a ser apresentada ao Detran e preenchidas as demais exigências.

Fonte:TOPNEWS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lei de descanso dos caminhoneiros ainda não é seguida à risca


Motoristas, principalmente os autônomos, reclamam da pressão dos prazos.
Para o sindicato das empresas, nada vai mudar se não existir fiscalização.
Um mês depois de regulamentada, a lei da jornada de trabalho de caminhoneiros ainda não é cumprida à risca. Parte dos 340 mil caminhoneiros do estado reclamam que muitas empresas ainda ignoram os prazos de descanso estabelecidos na legislação.


Sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 2 de maio, a lei regulamenta a jornada de trabalho, o tempo de direção e os períodos de descanso dos condutores de caminhões. Ficou estabelecido que, a cada quatro horas, o motorista precisa parar 30 minutos para descansar. É direito do motorista, ainda, ter uma hora de almoço e 11 para dormir a cada 24 horas.


A legislação foi criada com o objetivo de acabar, principalmente, com a perigosa rotina de poucas horas de sono e muitos quilômetros rodados. Para o caminhoneiro Adroaldo Dias, isso faz parte do passado. “Eu saia de Porto Alegre com destino ao Rio Janeiro para uma média de 24 a 25 horas de viagem e dormia duas, três horas, no máximo, por noite”, relembra. 


Para controlar cada detalhes da jornada de seus funcionários, algumas empresas investem em tecnologia. Alguns caminhões, por exemplo, são bloqueados remotamente assim que é feito a parada para o pernoite. Depois de 11 horas de descanso, o motorista precisa informar à central de rastreamento da empresa o reinício da viagem.Só assim o veículo é liberado.


Em uma empresa de Porto Alegre, uma programa de conscientização completa o trabalho com os funcionários. “A questão não está somente relacionada ao tempo de trânsito, ao tempo de estrada do motorista, mas também a sua própria preocupação com a saúde, com álcool, com drogas”, diz o diretor de transporte rodoviário da empresa, Diego Martau. 


A regulamentação da jornada de trabalho vale também para os caminhoneiros autônomos. Mas eles reclamam da pressão nas entregas. “Isso aí não vai dar certo, ninguém respeita. Por exemplo, uma entrega de Porto Alegre para São Paulo, as firmas dão prazo de 22h, 19h. Aí o motorista se vê obrigado a tomar ‘rebite’”, relata um motorista, que prefere não se identificar.


“Rebite” são como são conhecidas entre os caminhoneiros as drogas sintéticas derivadas de anfetaminas, que agem estimulando o sistema nervoso central. Ainda hoje, é muito usada por motoristas que precisam se manter acordados enquanto dirigem. O uso prolongado pode causar dependência, além de vários outros problemas de saúde. 


Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística (Setcergs) do estado, sem fiscalização nas estradas, pouco deve mudar. “A legislação dificilmente será aplicada na íntegra. Uma pela falta de fiscalização, outra pela falta de pontos de paradas nas estradas, o que dificulta enormemente o cumprimento da legislação”, alerta o presidente José Carlos Silvano.


Fonte: G1