quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sindiônibus em parceria com Prefeitura de Fortaleza lança programa literário no Terminal do Papicu

Projeto de incentivo à leitura levará estantes de livros compartilhados aos sete terminais da cidade
Os usuários do sistema de transporte público que passarem pelo Terminal do Papicu terão a oportunidade de acessar livros gratuitamente. O projeto de compartilhamento coletivo de livros, chamado de Terminal Literário contará com estantes de livros abertas ao público onde o cidadão poderá escolher exemplares de seu interesse, levar para casa e devolvê-los após o término da leitura. O lançamento aconteceu juntamente com a reinauguração do Terminal do Papicu, nesta quarta-feira (06/04).
O projeto tem o objetivo de promover a leitura por meio do compartilhamento, bem como tornar o tempo do trajeto do passageiro mais prazeroso e visa atender ao fluxo de mais de um milhão de pessoas que passam, diariamente, pelos Terminais de Integração de Fortaleza, socializando a leitura em um espaço diferenciado, de forma rápida, gratuita e acessível a todos. O Terminal Literário também chegará aos Terminais do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Parangaba e Siqueira. As datas serão divulgadas em breve.
O projeto Terminal Literário é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), da Empresa de Trasporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.
Doações para o projeto Terminal Literário
Interessados em contribuir com o projeto Terminal Literário também poderão fazer a doação de livros, que poderão ser entregues nos seguintes órgãos: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro), Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica), Secretaria Regional I (Rua Dom Jerônimo, 20 – Otávio Bonfim), Secretaria Regional II (Rua Prof. Juraci M. Oliveira, 1 – Edson Queiroz), Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia), Secretaria Regional IV (Av. Dedé Brasil, 3770 – Serrinha), Secretaria Regional V (Av. Augusto dos Anjos, 2466 – São Bento) e Secretaria Regional VI (Rua Padre Pedro Alencar, 789 – Messejana).
Sobre as reformas no Terminal do Papicu
O Terminal do Papicu passou por reforma com diversas melhorias, como a recuperação dos pisos das plataformas e a pavimentação dos paralelepípedos por onde os ônibus trafegam. Os banheiros passaram por reforma estrutural, ganhando novos pisos e revestimentos cerâmicos, e também foram substituídos os sanitários, pias, torneiras, bem como foram feitas melhorias na rede elétrica e hidráulica. Toda a sinalização foi reforçada nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e foram instaladas novas placas para filas preferenciais, bem como novos organizadores de fila. Entre os serviços, tem-se, ainda, a pintura de todos os pilares, fachadas e salas do terminal, a instalação de novos gradis, alambrados e catracas.
O Terminal do Siqueira já foi reformado e os terminais da Lagoa, Conjunto Ceará e Parangaba serão os próximos terminais a receberem as melhorias por meio de reformas, previstas no contrato com a nova empresa que administra os terminais – a Socicam. O Terminal do Papicu foi inaugurado em 23 de janeiro de 1993. Atualmente, estão em operação 55 linhas distribuídas nas plataformas. O terminal conta com 29 boxes com diversos serviços oferecidos, como recarga e solicitação do Bilhete Único, lanchonetes, lojas de variedades, farmácia popular, serviços telefônicos, bancos, posto de cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário