|  | 
| 
Enquanto no Brasil a recente Lei do Descanso – 12.619 – provoca
  discussões e resistências, nos Estados Unidos a jornada de trabalho do
  motorista de transporte de carga é regulamentada desde 1940. De vez em
  quando, a lei muda – para aumentar o descanso. A última vez foi em dezembro
  do ano passado: o limite de horas ao volante foi reduzido de 82 para 70 horas
  semanais. 
O caminhoneiro norte-americano pode trabalhar até 14 horas por dia. No
  volante, não pode passar de 11 horas. Nas outras três, o caminhão tem que
  estar parado. E ao fim das 11 (ou das 14) horas, ele tem que fazer um
  descanso de 10 horas. 
Esses limites refletem o resultado de pesquisas que avaliaram a fadiga
  dos motoristas nas estradas, disse o secretário de Transporte dos Estados
  Unidos (equivalente a ministro no Brasil), Ray LaHood, quando o governo
  propôs a lei atual. 
Conforme dados do Instituto de Seguros dos Estados Unidos para
  Segurança Estradas, o risco de acidente, para o motorista de caminhão que
  fica ao volante mais de oito horas, é mais que o dobro do motorista
  descansado. Esses limites de jornada de trabalho são parecidos com os que estão em vigor no Brasil. Os motoristas americanos reclamam. Não do salário, que lá é melhor que aqui. Mas eles também sofrem pressões das empresas para cumprir horários impossíveis. Outra queixa é uma coisa só deles: são obrigados a anotar, num diário de bordo, os horários que cumpriram a cada dia. É o diário que os inspetores vão verificar, na estrada. 
Lá, a fiscalização é coisa séria – e a punição pode ser cadeia. Em
  2011, os 12 mil inspetores federais e estaduais que fiscalizam os 7 milhões
  de caminhões existentes no país, realizaram 3,5 milhões de abordagens e
  verificações nas rodovias, resultando na comprovação de 1,2 milhões de
  violações. Desse total, quase metade – 578 mil – foi constatada no diário de
  motoristas: excesso de horas de trabalho, falsos diários, preenchimento
  desatualizado ou incorreto. A multa por não manter o diário atualizado é de 1
  mil dólares por dia, podendo atingir até o valor máximo de 10 mil – mais de
  R$ 20 mil. 
. 
Fonte: Revista
  Carga Pesada | 
RUA SOLON PINHEIRO Nº 430 - Centro- Fone-Fax 30213162/30213326 sindicatodoscaminhoneiros.ce@gmail.com site www.sindicamceara.org.br
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
LEI DO DESCANSO: NOS ESTADOS UNIDOS, O ASSUNTO É SÉRIO
Assinar:
Postar comentários (Atom)

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário