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| Maiores salários, cursos de aprimoramento profissional e folgas semanais para ficar com família. Esses são apenas alguns dos desejos listados por carreteiros ao serem questionados sobre quais atitudes uma empresa pode tomar para valorizar o quadro de motoristas contratados. "As empresas poderiam melhorar o nosso salário, investir em treinamentos para nos capacitar e nos instruir a respeito das novas tecnologias embarcadas; oferecer assistência médica e odontológica que funcione - e extensiva aos nossos familiares", afirma João Evaldo, carreteiro de 51 anos de idade e há 24 na profissão. Evaldo diz também ser necessário a aplicação de uma jornada diária de trabalho menos intensa, ou "mais justa e humana", como ele próprio define, além da inclusão do pagamento de horas extras sempre quando solicitado ao motorista o cumprimento de viagens fora do horário de trabalho acordado. 
 
Edson Souza, ex-autônomo e
  profissional contratado há mais de 15 anos, entende muito bem a insatisfação
  do colega João. "O salário está muito defasado, por isso o primeiro
  passo para mudar essa situação é aumentar o piso, depois gostaria que tivéssemos
  descansos de três ou quatro dias para podermos ficar com nossas
  famílias", diz Edson. Segundo o Sindicargas (Sindicato dos Trabalhadores
  em Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas Secas e Molhadas, Empresas
  de Logística no Ramo de Transporte de Cargas de São Paulo e Itapecerica da
  Serra) o piso salarial de
  um motorista carreteiro hoje é de R$ 1.262,21. Para Souza, se a situação não
  mudar, o desinteresse pela profissão tende a aumentar com o passar dos anos.
  "Vejo por aí muitos amigos que preferem ficar com o caminhão parado a
  trabalhar", reforça o carreteiro. 
 
Atualmente, o setor de transporte
  rodoviário de cargas sofre com a falta de 120 mil motoristas no mercado,
  segundo pesquisa divulgada no ano passado pela NTC & Logística
  (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). O desinteresse dos
  jovens pela profissão e a exigência das empresas por condutores preparados,
  especializados e qualificados para dominar as tecnologias inclusas nos novos
  caminhões são os grandes motivos da carência. 
 
Conscientes disso, companhias têm
  praticado ações, programas e encontros para valorizar seus motoristas,
  oferecendo cursos,
  planos de carreira e premiações. A Transportadora Americana (TA) é uma delas.
  De acordo com Márcio Bezerra, gerente de RH da empresa, o investimento em
  colaboradores é retorno garantido na hora de conquistar as metas
  estabelecidas. "Acreditamos que uma gestão participativa, contribui para
  o fortalecimento da relação empresa X colaborador e para um ambiente
  inovador", explica Bezerra. 
 
De acordo com o executivo, as
  iniciativas promovidas pela TA visam desenvolvimento profissional do
  motorista, retenção do funcionário na empresa, prevenção de acidentes nas
  estradas e incentivo pela frequência no trabalho e por apresentação de bons
  resultados. "Grande parte de nossos profissionais iniciou suas
  atividades na empresa em cargos operacionais e hoje participam das decisões
  estratégicas da transportadora. Nossos motoristas são treinados
  periodicamente por uma equipe especializada de monitores e instrutores. No
  mesmo intuito, temos o programa ValeR (Valorização e Reconhecimento) que
  possibilita ascensão de carreira desde sua admissão", reforça o gerente. 
A Júlio Simões Logística (JSL), por
  sua vez, diz incentivar os motoristas da a trocarem a categoria da CNH. Com
  auxílio nos custos desembolsados durante o processo. O objetivo da iniciativa
  é contribuir para a evolução da carreira dos profissionais na medida em que são
  preparados para conduzir veículos maiores e mais pesados. Outros pontos
  destacados pela empresa são o oferecimento das vagas que surgem primeiramente
  aos profissionais da casa antes de serem divulgadas ao mercado; o Programa de
  Valorização da Família, que apóia a indicação de familiares para trabalhar na
  empresa, e campanhas de alerta direcionadas aos motoristas sobre cuidados
  pessoais, de saúde e alimentação. Incentivos como premiações por cumprimento
  de prazos de entrega e redução do consumo de combustível, além do programa de
  participação nos resultados (PLR) também estão na lista de benefícios da JSL. | 
Fonte: O carreteiro

 
 
esse salario de motorista carreteiro e desmotivador e injusto.
ResponderExcluirEu sou motorista de hr mais gostaria de saber quais sao meus direito e horario?.pois meu patrao faz eu trabalhar de mais alem de motorista eu fasso tudo.e nao tem horarios tem dias q saio 10horas da noite e nao ganho hora extra.e ate feriado e no sabado o dia todo.mt desgastante.quero saber o q devo fazer?
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